A Evolução é a Nossa Maior Missão - Seja Bem Vindo!


Apelo aos Nutricionistas

Este é um apelo aos profissionais da área médica e nutricional.

   Em meio a tanta informação (inclusive gratuita) à disposição de quem tenha qualquer interesse no assunto, eu fico chocada ao me deparar com a falta de informação relacionada ao consumo de carnes. É deprimente e preocupante ver que nos dias de hoje ainda existam tantas pessoas que acreditam (ou que preferem acreditar) que o ser humano necessita consumir algum tipo de carne. E por que isso acontece em nossa sociedade?
   Quando um profissional da saúde afirma que o organismo precisa de proteína, por que ele geralmente cita a carne como exemplo, induzindo assim a pessoa a consumi-la? Será por este profissional acreditar que o ser humano está tão condicionado ao seu consumo que sempre dará preferência a este “alimento” (respeito os que chamam isso de alimento) ao invés de outros que sabemos serem muito mais ricos em proteína?

   Estão de parabéns os médicos e nutricionistas que já trabalham informando as pessoas sobre as diversas formas de alimentação encontradas na natureza, que dispensam a matança de animais.
   Sinceramente, esta não é uma critica aos que ainda consomem carnes. Eu mesma consumia até tomar consciência de certas coisas (que não vem ao caso colocar). Venho somente pedir às autoridades competentes no assunto que divulguem mais sobre as vantagens da alimentação sem carnes. Esclarecendo as dúvidas sobre a tal “carência de proteína”.

   Se você é da área e desejar compartilhar informações apoiando e esclarecendo o assunto em questão (exemplo: depoimento, artigo, opinião, comentário) peço que escreva e eu estarei divulgando seu texto com seu nome e contato.

   Não é uma questão de impor algo, afinal cada qual tem sua opção alimentícia ou sabe a hora de mudar, se achar conveniente mudar.  É uma questão de esclarecimento, de informação. Pois como disse, são poucos os profissionais que orientam a respeito, e as pessoas acabam ficando confusas e mal informadas. Comer carne por opção é uma coisa, outra bem diferente é comê-la por falta de informação.

Aos que alegam que comer carne moderadamente não é prejudicial, eu lembro: 
é prejudicial  sim, principalmente às vítimas em questão - os animais.


Pensemos em nossas crianças. Que confusão em suas cabecinhas! Enquanto são orientadas para cuidarem dos animais, também são alimentadas com os mesmos. Muitas delas não fazem idéia da origem do que estão comendo. Se elas pudessem escolher, será que permitiriam o sacrifício de um animal para comerem? Elas ainda não estão condicionadas a esses vícios.

Por mim: Marlise B. Felinberti - Terapeuta Holística
marlise.beatriz@yahoo.com.br
Maio 2011

Um comentário:

  1. Respostas e opiniões ao e-mail enviado nesta semana (Aos médicos e nutricionistas - Um apelo):

    Em ter, 3/5/11, Marta da Rosa dos Santos (Recursos Humanos) escreveu:

    Oi Marlise, tudo bem?

    Muito válido teu e-mail e eu sinceramente já fiz várias vezes essa reflexão. Acredito não ter justificativa o sacrifício de animais, alegando ser a carne uma fonte de proteína, portanto necessária para suprir as necessidades de proteína em nosso organismo. O que não se fala é que os danos são muito maiores que os benefícios, já que a carne eleva (muito) a probabilidade de infarto, câncer, entre outras doenças.

    É uma questão de cultura e ainda estamos muito condicionados a isso, mas são iniciativas como essa que contribuem para a conscientização.

    É também uma questão de falta de informação, por exemplo, estive lendo que inúmeras pesquisas apontam que o consumo de carne pode ser danoso para a saúde humana, mesmo o consumo das chamadas carnes brancas já é apontado como algo perigoso. Fora isso, o consumo de carne resulta num desastre para o meio ambiente que se refletirá nas futuras gerações.

    Abraço.
    Marta

    _______________
    em: terça-feira, 3 de maio de 2011 11:37 por "Catia Almeida"

    Olá, Marlise!

    Muito bom seu artigo!
    Sou consumidora de carne, mas me sensibilizo com a causa e gostaria de ajudá-la na campanha de conscientização ou quem sabe alerta...
    Você tem algum material elaborado que contenha os substitutos para a carne para que possa divulgar aos meus contatos e também fazer uso?
    Realmente, os médicos não se preocupam em passar esta informação a seus pacientes...

    Se quiseres elaborar alguma coisa, fico a disposição para ajudá-la na divulgação.

    Um abraço!

    Cátia Almeida

    ResponderExcluir