A Evolução é a Nossa Maior Missão - Seja Bem Vindo!


Vegetarianismo

"Quanto mais o homem simplifica a sua alimentação
e se afasta do regime carnívoro, mais sábia é a sua mente."
George Bernard shaw
Sou a favor da alimentação vegetariana ou melhor, como no meu caso: ovo-lacto-vegetariana. Não apenas por questões físicas relacionadas às inúmeras contra-indicações do consumo de carne, citadas pelos nutricionistas e profissionais competentes na área. Mas especialmente pela questão energética pessoal (se desejo manter minha energia saudável e equilibrada é natural que meu alimento provenha de fontes de energias mais sutís) e principalmente pela questão da conscientização evolutiva (como pretendo evoluir espiritualmente e como espécie se ainda nos dias de hoje, com toda orientação disponível e com tantas fartas variedades de alimentos ao alcance eu continuasse a assistir um animal agonizando até a morte simplesmente para satisfazer meu paladar?
A carne posta à mesa, bem passada, temperada, enfeitada, até que pode disfarçar a sua origem e não darmos muita importância a toda essa questão. Mas ela continua sendo carne. Ela continua sendo uma parte, um órgão, de um corpo vivo, que até há pouco respirava, observava, andava, podia procriar, e que agora está morto, graças a nossa gula voraz.
E não se engane mais, o nosso organismo é vegetariano, igual ao bovino, portanto ingerir carne é uma agressão. Nós também somos as vítimas. Informações sobre isso estão por toda a parte, basta querer saber.
- Não quero que pensem que estou sendo radical ou até que condeno quem ainda consome carne. O que pretendo com essa explanação é ajudar. E criticar de forma construtiva, para gerar uma mudança. Até mesmo certas filosofias religiosas falam que como tudo segue de acordo com o grau de adiantamento é aceitável que o ser humano consuma carne, e ainda que "a carne alimenta a carne". Pois bem, acredito que muitos irão concordar comigo: dado o grau de adiantamento, a época em que vive, as condições gerais, sim, mas muitos de nós já rompemos essa barreira, já se passou tempo suficiente para nos adaptarmos a essa nova era; E quanto a questão da carne alimentar a carne, concordo, mas vejamos, se todos os nutrientes necessários ao meu corpo posso encontrar em outras formas de alimentos mais saudáveis, porque irei comer a carne que é tão indigesta, com tantas toxinas e que permanece em decomposição por vários dias no meu organismo? Sem falar que para isso preciso sacrificar uma vida. Entendo que essas filosofias pretendem deixar claro que cada um sabe o seu momento, que nada deve ser forçado. Ninguém precisa deixar de comer carne da noite para o dia, afinal se comeu carne a vida toda, talvez o esforço para abandonar o hábito seja tão penoso que não vale a pena. O ideal (falo baseada na minha experiência pessoal) talvez seja diminuir gradativamente até ter diminuida também a sua compulsão pela carne. Faça várias experiências de ficar uma semana ou um mês sem comer nada de carne, depois prefira carne branca e peixes até eliminá-los também. Coma carne apenas se for difícil resistir. Depois que você conseguir ficar um ano sem comer carne, acredito que nunca mais vai querer voltar atrás. Os benefícios são impagáveis.
Muitos talvez estejam pensando: "posso comer de tudo e permanecer em perfeito equilíbrio", também concordo, por isso digo que minha opção em abandonar a carne não é tanto pela questão física colocada pelos nutricionistas vegetarianos. E quanto a questão energética, também sabemos que esta é influenciada pela mente. Tudo bem. Mas quantas são as pessoas que sabem lidar com isso? E ainda que saibam como lidar, não impede o sacrifício do animal.
.
Muitas pessoas se agarram a tudo quando for a favor do consumo de carne para se justificarem pela atitude carnívora. Isso é "tapar o sol com a peneira". Nossa humanidade já está em fase evolutiva o suficiente para abandonar os vícios herdados de épocas pacatas. Já estamos em condições de discernir o que é o melhor para o nosso Ser, e já podemos fazer nossas próprias escolhas.
.
- Até quando ainda esta parte da humanidade (carnívora) vai ficar de olhos vendados fingindo não saber do que estamos falando?
"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver
se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis."
Mahatma Gandhi
A evolução humana não se interrompe.
*Peço licença ao autor Pedro de Campos, para expôr um trecho de seu livro "Colônia Capela - A Outra Face de Adão", onde, nas páginas 138 e 139) ele relata o selvagerismo humano (quase animal) e a alimentação carnívora.
" ... Passa a ser um caçador de animais e de homens da sua mesma espécie. Mata o semelhante e dele se repasta com cenas assombrosas de canibalismo. O fogo e as lareiras que faz nas cavernas ajudam-no em seus intentos vorazes, numa época situada há 250 mil anos. Seus primeiros utensilios de cozinha nada mais são que crânios do gênero humano que ele mesmo caçou e devorou os cérebros. A antropofagia torna-se perfeitamente natural para aquele troglodita.
Tempos terríveis de barbarismo incrível acontecem na escalada do homem. Difícil conceber hoje que aquelas criaturas tratava-se de seres humanos. Contudo, não é impróprio considerarmos que aqueles seres observavam sua mesma espécie simplesmente como animais opositores, disponíveis para ser devorados após uma cena brutal.
De forma semelhante, mas guardando as devidas proporções, os seres humanos atuais fazem o mesmo com os animais inferiores, com a vantagem de poder abatê-los sem risco de perder a vida, ao contrário de seus antepassados distantes. E o fazem com satisfação redobrada em razão de poder cozê-los em modernas churrasqueiras para o privilégio do farto banquete familiar. Portanto, comparativamente, não há que se ter espanto demasiado com a situação que relatamos, considerando o nível mental estagiado pelo homem dos tempos pré-históricos.
Entretanto, somos compelidos a aduzir que esta época atual também passará, assim como passou aquela. Os tempos atuais serão lembrados pelo homem do porvir como sendo de grande barbárie do gênero humano para com os animais. É certo que aqueles que hão de vir considerarão um crime matar qualquer animal. Compreenderão que os animais são efetivamente os irmãos menores da humanidade. Compreenderão que a espécie humana também passou, há milhares de anos, pelo mesmo estágio de evolução que eles possuem na atualidade. Os que hão de vir estarão conscientes de seu passado milenar e eliminarão de vez a matança de animais, pois considerarão essa alimentação não só desnecessária e impiedosa, mas prejudicial ao organismo humano."
...
- Vale lembrar aqui que essa nova raça do futuro já está entre nós. São as nossas crianças de hoje. Elas já estão chegando e fazendo parte desta nossa humanidade. Embora sejam espiritualmente muito mais desenvolvidas do que nós, dependem de nós pelo fato de serem crianças e terem que aprender sobre as coisas terrenas e como interagir no plano físico. 
Portanto é grande a responsabilidade dos pais e educadores desta nova geração. É importante que saibamos como agir e reagir dentro deste contexto evolucionário no qual estamos inseridos.
"Os vapores das comidas com carne obscurecem o espírito..."
São Basilio


Por mim: Marlise B. Felinberti
Psicoterapeuta Holística e  Mestre Reiki
Março 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário